terça-feira, 18 de agosto de 2009

SEMANA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Durante esta Semana, de 18 a 21 de agosto, a EEF Dom Quintino está realizando a Semana da Educação Especial. Lembrando a nossa sociedade que nos últimos anos muito pouco tem sido feito por esta modalidade de ensino. Algumas políticas educacionais até estão em pauta. Mas somente no papel. Fala-se muito em Inclusão dos Alunos com Necessidades Especiais. Mas por outro lado , em nosso municípios e tantos outros, não é ofertado a formação inicial e continuada para os professores trabalharem com esta inclusão. E quando aparece alguma oficina, acontece de forma aligeirada, quase quer para cumprir metas. Vivemos todo este drama quando precisamos incluir algum aluno da Sala Espaço Sócio -Educativo para o ensino regular.Muitas escolas rejeitam apesar de conhecerem a legislação que garante a efetiva inclusão. Não culpamos estes educadores, pois com certeza nossas escolas de Ensino Fundamental I,II e Ensimo Médio não se encontram preparadas para atender esta demanda. E perguntamos ? Onde estão nossos representantes políticos ? nossos vereadores ? Deputados ? Por que não temos nenhum projeto concreto que habilitem os educadores para trabalhar com alunos com necessidades especiais ? Por que o nosso município ainda não tem um Núcleo de Atendimento Especializado ( Multidisciplinar) para dar suporte pedagógico e clínico as escolas que trabalham com Educação Especial? Com certeza se nossos alunos fossem , em sua maioria eleitores, seria mais fácil exigirmos que a lei como nossa LDB e tantas outras fossem colocadas em prática. Como diz a Constituição que educação é um direito de todos, porque excluimos aqueles que são considerados diferentes?
Chegou a hora de cobrar de todos aqueles que nos representam nas Câmaras de Vereadores, Assembléia Legislativa,Senado, etc, ações para a efetivação da melhoria da qualidade da Educação Especial ofertada as nossas crianças e adolescentes.

Parabenizamos aqui as nossas professoras Raquel Eugênia, Leda Vânia, Helena e Salvanira pelo execelente trabalho pedagógico com os alunos da Educação Especial. Como também alguns estagiários do Curso de Educação Física da URCA que são nossos parceiros durante o ano letivo.

SER DIFERENTE É NORMAL..PENSE NISSO !!!


Texto postado por Maria Otilia