terça-feira, 7 de agosto de 2012

MINICURSO DE CONSTRUÇÃO DE SLIDE


 

É cada vez mais comuns as apresentações multimídias nas salas de aula, empresas e reuniões. Os projetores de slide têm obrigado muitas pessoas a produzirem apresentações em eletrônicas em diferentes sistemas para acompanhar suas exposições, treinamentos, cursos, aulas, negociações e diversas outras situações. No entanto, poucas escolas investem em treinamentos para ajudarem seus alunos a criarem boas apresentações em slides, principalmente para seminários. E poucos sabem que a apresentação é mero recurso ilustrativo que deve ser usado como apoio. O resultado é que muitas vezes, em vez de ajudar, os recursos eletrônicos podem atrapalhar uma apresentação.
O nosso minicurso não vem apenas para ensinar o aluno a montar uma sequência de slides, mas como também a auxiliá-lo em uma exibição de conteúdo e domínio dentro das disciplinas e dos trabalhos propostos no espaço escolar.
Iremos trabalhar de forma conjunta inicialmente com os professores de matemática e Língua portuguesa, onde os seminários que serão apresentados em sala de aula dentro da disciplina de matemática, terão como base conhecimentos adquiridos na língua portuguesa, como por exemplo: tópico frasal.
O minicurso terá é um programa fácil de utilizar e cheio de recursos gráficos, como centenas de possibilidades de layout, ferramentas de formatação e cores, sons e animações. Objetivando assim complementar a fala, o discurso, apresentando de forma simplificada os seus principais tópicos, gráficos e imagens ilustrativas. Mostrando ao aluno que o mais importa é o conteúdo estudado. Pois, quanto mais simples o slide, maior a retenção do teor por parte do público. Talvez o maior erro dos apresentadores seja inserir uma grande quantidade de texto na tela e ler tudo isso em voz alta.